‘Jogos Vorazes’ entra na lista de livros com ‘conteúdo impróprio’


Trilogia vigora na lista de obras não recomendadas por educadores e pais americanos.






   Apesar do fenomenal sucesso nas prateleiras das livrarias, a trilogia Jogos Vorazes, que já vendeu mais de 36,5 milhões de livros no mundo, parece não estar agradando a todos. Alguns pais e educadores questionam se esses livros deveriam estar nas prateleiras das bibliotecas. Pelo segundo ano consecutivo, a obra foi categorizada, segundo a Associação Americana de Bibliotecas, como “challenge”, isso quer dizer que ela recebeu uma grande quantidade de reclamações feitas por bibliotecas e escolas, que solicitam a remoção ou restrição do livro por conter “conteúdo impróprio”.
Na lista do ano passado, quando o primeiro volume da série vigorava entre os dez livros mais vendidos no mundo, já existiam queixas sobre seu conteúdo por haver “sexualidade explícita” e “material inadequado para jovens”, além de “violência”. À época, a autora da série de livros, Suzanne Collins, reconheceu que sua história distópica não era para qualquer um. “As pessoas estavam conscientes sobre o nível de violência nos livros. Não é algo sem razão. Eles são violentos, é uma trilogia de guerra”, disse à agência de notícias “The Associeted Press”.
No novo estudo, que incluiu os dois livros mais recentes da trilogia (”Em chamas” e “A esperança”), as objeções foram mais variadas. As obras foram rotuladas como: “anti-étnica”, “anti-familiar”, “insensível”, “possuidora de linguagem ofensiva”, “satânica” e “violenta”. O livro ocupa, atualmente, a terceira posição no ranking dos “mais indesejados”, feito pela Associação Americana de Bibliotecas.
Barbara Jones, diretora da organização, acredita que a expectativa pelo filme Jogos Vorazes, que estreou nos cinemas em 23 de março, se reflete nas críticas aos livros. “Existiam, por exemplo, reclamações sobre a escolha de atores para o filme. Pessoas diziam que alguém no livro tinha pele escura, coisa que não aconteceu no filme, ou o contrário”, comentou a diretora, segundo o site americano “Huffington Post”.
A lista de 326 livros incluídos na categoria “challenge” ainda contém clássicos, como “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, além da mundialmente conhecida série “Gossip girl”, de Cecily Von Ziegesar.


Fonte 

Nenhum comentário: